Balneário Camboriú

 Balneário Camboriú

Este encantador destino do litoral norte do Estado é o preferido de todos os tipos de turistas. É perfeito para jovens em busca de aventuras e de excelentes baladas, tem muita natureza, praias badaladas e também é perfeito para aqueles que buscam um refúgio de descanso e descontração. 

Muito comparada à cidade do Rio de Janeiro, a bela Balneário Camboriú também tem seu monumento ao Cristo, sua principal via da orla marítima é chamada de Avenida Atlântica e também ostenta um incrível teleférico, assim como o bondinho do Pão de Açúcar, que proporciona vistas incríveis da cidade.

Além dessas maravilhosas coincidências, Balneário Camboriú tem praias paradisíacas, que vão desde as mais movimentadas até as desertas e quase intocadas, que podem ter ondas fracas, perfeitas para a criançada, ou mais fortes, as preferidas dos surfistas. Sua estrutura turística também é top. Balneário Camboriú oferece excelentes bares e restaurantes, casas noturnas, ótimos hotéis, lojas de grifes, shoppings e todos os estabelecimentos necessários para uma boa viagem. Conheça um pouco mais das atrações de Balneário Camboriú e encante-se por ela.


O que fazer em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú transborda movimento e agitação tanto de dia quanto à noite. À luz do sol, são as praias paradisíacas com águas cristalinas que costumam distrair os turistas, que se revezam entre mergulhos e momentos de relaxamento embaixo do sol. E à noite, a agitada vida noturna não deixa ninguém ficar entediado.

Andar de teleférico a mais de 200 metros de altura, com uma paisagem de tirar o fôlego, e voltar em um trenó passando pela Mata Atlântica a 60 km/h. Quer mais adrenalina? Conheça o Parque Unipraias, uma das atrações turísticas imperdíveis da cidade.

O parque é um lindo complexo de bondinhos aéreos, ou teleféricos, que passam por três estações e que proporcionam a vista de belas paisagens de Balneário Camboriú. A viagem fantástica começa na Estação Barra Sul, seguindo para a Estação Mata Atlântica, localizado no meio da mata, sobre o morro, a uma altura de 240 metros.

Um dos cartões postais da cidade é o lindo Cristo Luz, um monumento de 33 metros de altura, com um possante canhão de luz que ilumina toda a cidade. Está localizado no Morro da Cruz, a uma altura de 154 metros, de onde se tem uma vista espetacular da cidade. No local o visitante encontra lanchonete, restaurante, loja de lembrancinhas e uma praça de eventos, onde são realizados shows ao vivo no verão.

Um dos passeios mais relaxantes e divertidos de Balneário Camboriú é um passeio de escuna, que acontece de hora em hora durante o verão e com três saídas no inverno. Acompanhados por encenações de atores-piratas, os passageiros vão conhecendo a foz do Rio Camboriú, a Ilha das Cabras e a Praia de Laranjeiras, onde podem desembarcar para curtir a praia. Os passeios saem do píer do Molhe da Barra Sul, em frente ao Parque Unipraias. É um ótimo local para a criançada e conta com um playground em forma de embarcação.

Não deixe de visitar o Complexo Ambiental Cyro Gevaerd Zoológico, onde estão mais de 1.200 animais e cinco museus, como o Museu Arqueológico, o do Artesanato, o Oceanográfico, o de Taxidermia e Esqueletos e o do Pescador.

Os que amam a natureza vão adorar a Trilha Toca do Urso. O acesso é feito pela Praia de Laranjeiras e acompanhado por um guia, que cuida e preserva a trilha. Durante a caminhada é possível encontrar lontras, gambás, lagartos e uma rica flora. Além disso lá está o sítio arqueológico com ossadas de baleias azuis e vestígios dos antigos habitantes. O fim da trilha dá em uma piscina natural, ótima para um revigorante banho.

Para os mais corajosos, que tal experimentar um voo de parapente no Morro do Careca? O morro tem uma altura de 80 metros e de lá saem voos tranquilos e seguros, que podem também ser duplos. O passeio dura em média 15 minutos e são acompanhados por pilotos experientes.

E para manter a adrenalina em alta, nada melhor que uma corrida de kart. Localizado em uma área de quase 160 mil m², o Speedway Music Park é o espaço perfeito para a diversão. Além do kartódromo, o Speedway oferece local para paintball e trilhas ecológicas, além de bares, restaurantes e lojas. E depois de conhecer essa maravilhosa cidade, que tal fazer um city tour conhecendo as cidades vizinhas, como Florianópolis, Blumenau, Brusque e Pomerode, ou tirar um dia inteiro para compras em Brusque e Itajaí?

 

Principais praias de Balneário Camboriú

Balneário Camboriú possui diversas praias e entre as principais estão a Praia Brava, muito procurada pelos surfistas por conta da forte agitação das ondas. Próximo à Praia Brava está Itajaí, que passa a se chamar Praia dos Amores ao seguir para seu lado direito. O turista conta com restaurantes e alguns vendedores ambulantes para matar a fome nesta praia.

Passando pela Rodovia Intermares, uma rodovia que liga diversas praias da cidade, com ótimos mirantes e incríveis vistas panorâmicas, é possível conhecer outras praias imperdíveis, todas com ótima infraestrutura.

Entre elas a Praia do Pinho, a primeira praia oficial de nudismo do Brasil, e a Estaleirinho, com areia grossa e muitas ondas. Lá está o Sky Beach, um famoso clube de praia onde acontecem inúmeras festas.

Na região central de Balneário Camboriú está a movimentada Praia Central, de frente para a Avenida Atlântica, e com uma extensão de sete quilômetros. É muito procurada para a prática de esportes, como frescobol, futevôlei e até bocha. No extremo da Praia Central estão as Praias do Canto e do Buraco, que estão interligadas por um lindo deck de madeira, de cerca de 500 metros. As praias, com ondas fortes, estão cercadas pela Mata Atlântica, que proporciona uma bela paisagem. 

A Praia das Laranjeiras, com uma pequena faixa de areia e águas calmas e límpidas em tons de verde, é a preferida de muitos turistas e moradores, pois está perto de bares, restaurantes e lojas de artesanato. Outras praias menos procuradas, mas também lindas, são Taquaras e Taquarinhas, com praia de tombo e águas calmas, mas profundas.

 

Quando ir para Balneário Camboriú?

Qualquer época do ano é perfeita para conhecer Balneário Camboriú, que está sempre oferecendo diversas atividades e atrações a seus visitantes. Se você não curte muito calor e temperaturas altas, mas gosta de pegar uma praia, a melhor estação do ano é a primavera.

O clima está agradável entre setembro e dezembro, com temperaturas girando em torno dos 21°C. Além disso, é baixa temporada e as praias e os pontos turísticos não estão tão lotados e os preços ainda estão baixos.

Se for em outubro, não deixe de visitar a Oktoberfest, em Blumenau, uma das maiores festas típicas do Estado e a segunda maior do mundo, com muita dança, música, comidas típicas e muita tradição dos imigrantes.

O verão em Santa Catarina, entre dezembro e fevereiro, é considerado como alta temporada, com turistas de todos os cantos do Brasil e do exterior. A temperatura gira em torno dos 25°C, perfeita para curtir as praias de águas cristalinas, que nesta época estão mais quentes. Os bares, baladas e restaurantes ficam bombando nesta época, perfeita para os que gostam de agito, de ver e de ser visto.

Assim como a primavera, o outono é excelente para os que querem relaxar, sem muita gente do lado. Os dias são ensolarados e o clima é agradável, com temperaturas amenas. E no inverno, apesar das baixas temperaturas, é a melhor época para os que gostam de aproveitar os destinos sem a aglomeração de turistas. Durante o dia, geralmente ensolarados com as temperaturas agradáveis, a incidência de chuva é muito baixa e não há ventos e o mar, apesar de frio, está mais calmo. É a estação mais romântica para visitar a cidade.

Redação