Vacinas necessárias para turistas

A vacinação é um ponto muito importante para o planejamento de uma viagem. Além dos cuidados com o passaporte e o visto para viagens ao exterior, o turista também precisa estar com a sua carteira de vacinação em dia, caso contrário sua entrada no país de destino poderá ser barrada. O mesmo vale para viagens a diversas cidades e estados brasileiros, onde a vacina contra a febre amarela é uma exigência nacional.

Febre amarela

O controle de doenças em determinadas áreas serve tanto para a segurança do país como para a saúde do viajante. Em áreas endêmicas da febre amarela (que é considerada grave, mas pode ser controlada com vacinações), o viajante precisa apresentar a Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) antes mesmo do embarque.

Segundo dados do Centro de Informação em Saúde para Viajantes (Cives), a febre amarela é endêmica em diversas regiões do Brasil, da América Latina, Ásia e África. Para evitar estresses que te impeçam de ingressar no território estrangeiro (inclusive somente se for necessário realizar uma escala), se informe previamente com o Disque Saúde (0800-61-1997) ou com o consulado do país que deseja visitar.

No Brasil, as áreas de risco geralmente são as regiões próximas a rios e matas: todos os estados das regiões Norte e Centro-Oeste, bem como parte das regiões Nordeste (Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo sul da Bahia), Sudeste (Minas Gerais, oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo) e Sul (oeste dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul)*.

*Fonte: Folha Online – Turismo

A dose da vacina contra a febre amarela é válida por dez anos, mas quem nunca foi vacinado contra a doença deve providenciar uma dose pelo menos dez dias antes de viajar.

Sarampo e rubéola

A vacina contra sarampo e rubéola também deve ser tomada antes de viajar ao exterior, principalmente para viagens a países europeus.

Vacina tríplice viral

Indicada para combater doenças como doenças como sarampo, rubéola e caxumba, a vacina tríplice viral deve ser tomada pelo menos 15 dias antes de viajar para países da Europa e cidades dos Estados Unidos.

Embarque

Para embarcar, apresente Cartão Nacional de Vacinação preenchido corretamente com a data da administração da vacina, lote da vacina, assinatura do profissional que realizou e identificação da unidade de saúde. Também é necessário apresentar o documento de identidade original com foto. Com isso, será possível emitir o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) – geralmente realizado por unidades de Vigilância Sanitária dentro dos aeroportos brasileiros.

Gostou? Compartilhe:

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

* Copy this password:

* Type or paste password here:

6,892 Spam Comments Blocked so far by Spam Free Wordpress

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>