Cruzeiro: 8 razões!

 Cruzeiro: 8 razões!
Veja porquê escolher uma viagem de navio para suas próximas férias

Ainda não sabe o que fazer nas próximas férias? Está difícil acomodar os desejos da família toda em um programa só? A complexidade de planejar uma viagem desanima? Conheça, aqui, motivos que provam que fazer uma viagem de navio de cruzeiro pode ser a opção que você buscava.

Os cruzeiros – sejam marítimos ou fluviais – oferecem uma infinidade de roteiros e atrações para entreter todo tipo de viajante. Do explorador, que não perde uma excursão em terra, até o mais tranquilo, que apenas quer relaxar nas banheiras de hidromassagem, sempre existe uma opção de viagem que se encaixa no seu perfil.

Elencamos, aqui, oito motivos para você escolher um cruzeiro como seu próximo programa de férias. Confira!

1. É uma viagem que pode ser (muito) econômica

Viajar de navioÉ FÁCIL E ECONÔMICO VIAJAR DE NAVIO | FOTO: DIVULGAÇÃO NCL

Foi-se o tempo em que as viagens de navio eram programas apenas para quem pudesse investir muito dinheiro nas férias. Atualmente, é possível encontrar cruzeiros em diversas faixas de valores, com opções para todos os bolsos.

Faça o cálculo de deslocamentos, hotéis, alimentação, lazer e tire suas próprias conclusões – é possível, sim, encontrar cruzeiros econômicos e que custam menos que um pacote turístico ou o mesmo período em um resort all inclusive. Se seu navio sair de um porto brasileiro ou próximo ao país, esse preço fica ainda mais atrativo. Caso seu porto de embarque e desembarque seja mais distante, converse com a companhia de cruzeiro, é possível que ela ofereça pacotes incluindo o trecho aéreo com facilidades como descontos ou parcelamentos.

Considere, também, fazer um cruzeiro de travessia da Europa ou Estados Unidos para o Brasil ou vice-versa. Um dos motivos é que, comprando com antecedência, sua tarifa de cruzeiro pode ficar mais barata que uma passagem aérea para visitar outro continente, com a vantagem de fazer várias paradas no caminho e desfrutar do conforto de um navio.

Mas, claro, repare bem no “pode ser econômica” pois há, sim, navios de luxo (e ultra-luxo), expedições para lugares remotos, cruzeiros longos, com mais comodidades que podem ser mais caros. Converse com um agente de viagem, estabeleça um teto de gastos e embarque nessa!

2. Uma viagem, muitos destinos

Organizar o deslocamento e a troca de hotéis entre os destinos de uma viagem de férias pode ser uma tarefa árdua. Desde escolher os horários, as melhores tarifas, pesquisar se o hotel fica bem localizado, seguro, com fácil acesso às atrações turísticas. Quando se trata de uma região maior, com diversos países (ou, ainda mais complexo, diversas ilhas), é preciso também se preocupar com maior tempo em aeroportos ou a dispendiosa passagem pelos setores de imigração.

Todas essas dificuldades ganham conforto, rapidez e tranquilidade em um cruzeiro. Você, literalmente, viaja junto com seu hotel, então só precisa se preocupar em estar atento aos horários de embarque e desembarque nos portos, para não ficar para trás. Assim você ganha em tempo e qualidade nas cidades dos seus sonhos.

E, claro, sem esquecer de um fator muito importante: você só vai precisar arrumar a mala uma única vez. Bem mais fácil, né?

3. Diversão para toda a família

Princess em cruzeiro pelo ÁrticoCONFORTO PARA TODA A FAMÍLIA A BORDO DA PRINCESS | FOTO: DIVULGAÇÃO PRINCESS

Um dos motivos para fazer um cruzeiro é que, de 0 a 100 anos, é um tipo de viagem que possui opções divertidas para toda a família. Desde berçário para os bebês, passando por recreação para crianças e adolescentes, festas e aulas para adultos até a tranquilidade de uma caminhada direcionada para idosos, o navio é um espaço democrático e que pode, sim, agradar a todos.

Se sua ideia é curtir umas férias em família saiba que você pode, por exemplo, integrar seus filhos aos grupos de recreação sob supervisão da tripulação e curtir um momento só seu, de descanso no SPA ou fazendo um happy hour a dois. Mais tarde, reunir a família toda para um delicioso jantar em família ou uma festa no estilo matinê, com música dançante que agrada todas as idades.

Seu grupo inclui idosos? Há atividades pensadas para essa faixa etária, como aulas de hidroginástica, caminhadas leves pelas áreas abertas do navio, sala para jogos de cartas e divertidos encontros para um drink embalado com músicas de décadas anteriores. É diversão certa!

4. Muitas atividades a bordo

Muita gente torce o nariz ao pensar que viajar em navio pode ser algo tedioso por estar dentro de um barco sem poder sair a todo o momento (somente nos portos). Pois é só dar uma espiada na programação do seu cruzeiro para mudar de ideia rapidamente. 

De aulas de idiomas a coquetéis, passando por espetáculos teatrais, workshops, campeonatos, festas, jogos, cinema e clube de leitura estão entre os motivos para fazer um cruzeiro: a programação oferece mais atividades do que você consegue acompanhar! A dica, aqui, é ler com atenção o programa diário do seu navio, selecionar suas atividades de preferência e organizar seu dia logo cedo. 

5. Um navio tem tudo o que você precisa

Navios de cruzeiros são como grandes cidades flutuantes e que provavelmente terão tudo o que você pode querer ou precisar durante as suas férias – e uma tripulação treinada para que você não sinta falta de nada. Então, se você tem a preocupação de estar no meio do oceano, a muitos quilômetros de terra firme, relaxe que você está em boas mãos.

Lojas, restaurantes, bares, cinema, cassino, piscinas, academia, galeria de arte, lavanderia e até um pequeno hospital fazem parte da imensa lista de lugares que você pode encontrar em um navio. Além disso, pense na sua cabine como um espaço só seu, onde você pode relaxar, descansar do dia a dia corrido em terra e solicitar suas refeições e serviços.

Atualmente, muitos navios já oferecem programa de streaming (pago à parte) nas cabines, onde você poderá escolher entre um extenso catálogo de filmes para assistir com conforto e privacidade. Internet é outra tecnologia que já está presente em praticamente todos os navios – alguns, inclusive, já incluem o serviço na sua tarifa de cruzeiro, garantindo que você não perca o contato com o “mundo real”.

6. Um cruzeiro é ótimo para fazer amigos

Viajantes em navio da VirginNAVIOS SÃO EXCELENTES LUGARES PARA FAZER NOVOS AMIGOS | FOTO: DIVULGAÇÃO VIRGIN VOYAGES

Um dos motivos mais interessantes para fazer um cruzeiro é que ele é um lugar excelente para fazer amigos. Se você que tem receio de fazer um cruzeiro sozinha(o) ou na companhia de um grupo que não é da sua faixa etária e não tem os mesmos gostos de viagem, o navio é um excelente lugar para socializar e conhecer pessoas dos mais diferentes lugares do mundo.

Já é bastante comum encontrar viajantes solos em navios – e há até companhias de olho nesse público, oferecendo tarifas diferenciadas para cabines com apenas um hóspede. Alguns cruzeiros também preveem atividades como encontros de pessoas que viajam sozinhas, estimulando a interação entre elas.

As festas, jogos e workshops a bordo também são uma excelente oportunidade para puxar conversa com outros viajantes. Além, claro, das excursões em terra, que reúne outros viajantes com interesses em comum. Para os mais jovens, as atividades recreativas nos clubes infantis e juvenis são excelentes para fazer amigos.

Você sabia? Existe uma categoria chamada Cruzeiros Temáticos, que reúnem pessoas com interesses em comum. De dança a aula de aeróbica, passando por festivais de música, as viagens temáticas podem ser uma excelente oportunidade para ampliar seu círculo de amizade.

7. É um programa romântico

Casal em navioCRUZEIRO PODE SER UMA EXCELENTE OPÇÃO PARA FÉRIAS EM CASAL | FOTO: DIVULGAÇÃO NCL

Mesmo com uma infinidade de atividades para todos os tipos de viajantes, um cruzeiro pode ser um programa muito romântico para casais. Não é à toa que muitos escolhem uma viagem de cruzeiro para fazer uma proposta de casamento ou curtir a lua de mel. É possível, inclusive, casar a bordo!

A Krooze reuniu, aqui, oito motivos românticos para incluir um cruzeiro nos seus planos de casal. São atrações como jantares, sessão de fotos, spa a dois e muito mais.

8. Existe um navio ideal para você

Navios no porto de MiamiDIVERSOS TAMANHOS E ESTILOS DE NAVIO NO PORTO DE MIAMI | FOTO: DIVULGAÇÃO/PORTO DE MIAMI

Já vimos que as opções a bordo de um navio de cruzeiro, são muitas e diversificadas. Há embarcações que são verdadeiros parques de diversões, com muitas atrações e uma dinâmica bastante intensa. Há outros que são menores e mais intimistas, garantindo tranquilidade para viajantes mais sossegados.

Grandes transatlânticos são ideais para aquele viajante expansivo, que gosta de fazer amigos e diversificar suas atividades nos dias de viagem. Navios de expedição serão especiais para os viajantes mais aventureiros, que querem explorar destinos remotos em grandes salas de observação e atividades diferentes durante as paradas – que pode ser um passeio de caiaque ou um sobrevoo de helicóptero.

Para viajantes que querem conhecer lugares menores e de mais difícil acesso, a melhor opção pode ser um cruzeiro fluvial, com navios menores e que alcancem portos e canais que grandes embarcações não têm acesso. Para quem busca requinte e luxo, considere as opções dos cruzeiros em iates, com toda a mordomia que você desejar. 

Converse com um agente de viagens, ele vai te ajudar a escolher o melhor navio de acordo com o seu perfil, orçamento e grupo. E boa viagem!

Redação