Jalapão
O Jalapão, conhecido como o deserto brasileiro, é um destino que parece ter saído de um sonho. Localizado no coração do estado do Tocantins, no Brasil, este paraíso intocado oferece uma mistura única de paisagens deslumbrantes e aventuras emocionantes. Com suas dunas douradas, cachoeiras cristalinas, rios serenos e formações rochosas impressionantes, o Jalapão é um convite para os viajantes que buscam explorar a natureza em sua forma mais pura. Além disso, a região é conhecida por sua hospitalidade acolhedora e sua culinária típica, tornando-a um destino atrativo para aqueles que buscam uma experiência autêntica e inesquecível.
O que fazer?
- Pôr do sol nas Dunas do Jalapão: A cor dourada que emana das Dunas do Jalapão faz do lugar o mais popular de toda a região. Em meio ao cerrado, as dunas cresceram sob efeito da erosão da Serra do Espírito Santo e hoje formam um magnífico cenário no Tocantins. Percorrer as Dunas do Jalapão é sentir de perto a dimensão da beleza local. E o passeio se torna ainda mais impressionante ao pôr do sol, quando a cor das dunas se intensifica sob o entardecer.
- Pôr do sol na Pedra Furada: A formação de arenito em meio ao cerrado ganhou buracos naturalmente esculpidos pelo vento que tornam o lugar ainda mais encantador. O sol entra pelas frestas da rocha e fazem da Pedra Furada um ponto imperdível para investir em lindas fotos do Jalapão.
- Visitar os fervedouros: O fenômeno é único e, exatamente por isso, tão especial. As nascentes em meio ao cerrado do Tocantins brotam de lençóis freáticos com tanta pressão que fazem com que as pessoas flutuem na água sem nenhum esforço. A areia em suspensão na água dá a falsa impressão de que há fundo na piscina dos fervedouros. Entre os fervedouros mais famosos estão o Fervedouro do Ceiça, primeiro a ser descoberto, e o Fervedouro Bela Vista, considerado o mais bonito da região.
- Trilha da Serra do Espírito Santo: O cenário marca a entrada do Parque Estadual do Jalapão. Do alto da areia dourada, é possível ver a imponente formação de arenito onde começa o processo de erosão que dá origem ao “Deserto do Jalapão”. Porém, é do alto da própria serra que a paisagem é ainda mais impressionante. Contudo, para chegar até lá, é preciso enfrentar uma árdua subida, equivalente a um prédio de 83 andares. A trilha até o mirante principal leva, em média, cinquenta minutos. O mais recomendado é fazê-la ainda de madrugada, quando o calor é menos intenso.
- Rio Novo: Considerado um dos maiores rios de água potável do mundo, o Rio Novo cruza o caminho dos turistas em vários pontos do Jalapão. Aproveite para curtir o lugar de várias maneiras, seja em uma praia de areia branca à margem do rio, apreciando o visual da grandiosa Cachoeira da Velha ou em um emocionante rafting ou caiaque, descendo pelas corredeiras. O importante é não deixar de experimentar as límpidas e refrescantes águas do Rio Novo sempre que possível.
- Visite diversas cachoeiras: A maior e mais famosa queda d’água do Jalapão é a Cachoeira da Velha que impressiona pela potência da água que desce do Rio Novo e permite até a prática de rafting. Já a Cachoeira do Formiga está entre as mais lindas atrações da região, tudo devido à impressionante e intensa coloração verde das águas. O Poço Encantado é um dos melhores para banho e a cachoeira conta ainda com uma deliciosa piscina natural transparente.
- Compre peças de capim dourado: Pelas mãos dos artesãos da região, o Capim Dourado ganha uma nova forma e vira bolsas, chapéus, bijuterias e objetos de decoração. O capim raro é encontrado apenas no Jalapão, por isso tem a colheita controlada, para que não fique extinto. Aproveite as lojinhas dos artesãos locais e compre os produtos direto das mãos dos produtores.
Melhor época para visitar
Se está procurando por passeios mais tranquilos e com menos turistas, a época seca, de junho a setembro, é a melhor opção. Durante esse período, as cachoeiras têm menos água e as paisagens são mais áridas, mas ainda é possível apreciar todas as belezas naturais da região. Mas se você quer ver o Jalapão em sua plenitude, com águas cristalinas e cachoeiras cheias, visite a região durante a época chuvosa, de outubro a maio.
Onde se hospedar
A região do Jalapão, no Tocantins, é formada por oito municípios, sendo que as principais cidades para os turistas que desejam visitar o local são Ponte Alta do Tocantins, Mateiros e São Félix do Tocantins. As cidades não oferecem grandes hotéis e hospedagens luxuosas. No Jalapão, os turistas se hospedam em pousadas bem simples ou campings (alguns atrativos e pousadas oferecem área para camping).