Dicas para sua primeira viagem de navio
A maioria das pessoas que vai fazer sua primeira viagem de navio tem uma série de dúvidas. Isso é muito normal, até mesmo para quem é marinheiro experiente. Documentos que precisa apresentar, como preparar a mala, como funcionam os restaurantes e atividades a bordo – sempre é recomendável repassar esses detalhes.
Acompanhe aqui uma série de informações e dicas para facilitar seu embarque no cruzeiro. Assim sua viagem fica mais tranquila, antes mesmo de embarcar.
1 – Preparando seus documentos, vistos e vacinas
Em viagens internacionais, é necessário ter o passaporte com data de validade correta e com vistos para os países visitados, se necessário, sempre verifique com seu agente de viagem. Nas viagens nacionais, o RG ou Carteira de Habilitação devem estar com a foto legível, assim como a data de validade do documento.
As carteiras de vacinação são essenciais, confira sempre antes de embarcar os protocolos atualizados da Anvisa. Além de doses completas de vacinas para Covid-19, alguns países como Austrália e África do Sul exigem vacinas contra febre amarela.
No processo de compra, as companhias marítimas informam os requisitos de cada destino. E os agentes de viagem costumam auxiliar nesse processo.
Dica: Quando estiver a bordo não é necessário carregar documento de identificação, apenas seu cartão de bordo, entregue no check-in. Mas sempre que descer do navio em uma viagem internacional, leve seu passaporte com você.
2- Seguro viagem
Atualmente é obrigatório seguro de viagem com cobertura para Covid-19. Além da cobertura para saúde, é importante adquirir um seguro viagem que cubra o cancelamento ou, pelo menos, a possibilidade de requerer o reembolso em caso de cancelamento dentro do prazo de multa.
3 – Fazendo a mala
Na sua primeira viagem de navio – e em todas daqui pra frente – priorize sempre o conforto e a praticidade. Ao invés de levar uma roupa para cada dia, prefira a combinação de roupas. Você vai precisar de roupas para piscina, para frequentar os restaurantes, para balada e para as excursões. E claro, um tênis para as atividades esportivas e aulas.
Algumas companhias possuem um dress code formal, ou seja, uma etiqueta de vestimentas que exige roupas sociais para os jantares – e para frequentar alguns dos restaurantes, a partir das 18h. Nesses cruzeiros, os homens devem levar uma camisa social e um blazer. E, as mulheres, vestidos ou roupas com estilo social.
Algumas companhias também realizam festas temáticas, como noite do branco, noite italiana, ou baile de máscaras, entre outros. Informe-se com o agente de viagem qual é a regra do seu cruzeiro e também quais os eventos a bordo para estar pronto para todas as ocasiões.
Bagagem de mão ou mochila para o embarque
Até a sua mala chegar à cabine pode levar algumas horas. Para seu conforto, é recomendável levar uma mala de mão com uma muda de roupa, traje de banho – caso queira ir pra piscina – além de um boné e uma capa de chuva, para usar enquanto estiver na fila de embarque.
Itens para não esquecer em qualquer viagem
- Garrafa de água reutilizável, para contribuir com a sustentabilidade a bordo
- Adaptador de tomada, para não ter surpresas com os sistemas americanos e europeus
- Bateria portátil para celular
- Chinelo para andar na piscina ou na praia
- Casaco mais quente, porque venta no navio e os ambientes internos tem ar-condicionado
- Capa de chuva – caso viaje numa estação chuvosa ou para um destino com temperatura instável
- Protetor solar
- Remédios básicos para dor de cabeça, garganta, estômago, intestino e febre, para não passar aperto
- Bolsa pequena, para carregar seus itens pessoais ao circular pelo navio e nas excursões
- Sacola impermeável, para proteger seus documentos e celular ao desembarcar na praia
- Boné ou chapéu, para se proteger do sol no navio e nas excursões
- Máscaras faciais, porque hoje em dia, muitos ambientes exigem
Dica da Camareira: Não precisa levar toalha de piscina, nem secador de cabelos ou ferro de passar! A maioria dos cruzeiros possui lavanderias.
4 – Como é o check-in no navio
O check-in no navio é diferente do realizado em um aeroporto. Assim que você chega no porto, entrega a sua bagagem para uma equipe de receptivos, antes mesmo de encontrar o seu navio. Por isso é fundamental que as malas estejam identificadas com antecedência, contendo o seu nome completo, nome do seu navio e o número da sua cabine. Algumas companhias enviam as etiquetas para sua casa ou para seu agente de viagens. Outras, as disponibilizam online – mas devem ser colocadas somente depois que você sair do aeroporto, para não rasgarem.
Você é então encaminhado para a área de check-in do seu navio, onde serão apresentados o formulário de embarque, seguro de viagem com cobertura para Covid-19, comprovantes de vacinação e seus documentos pessoais. Normalmente há filas, mas a organização é sempre boa.
Dica: O navio é muito pontual, zarpa no horário previsto! Então planeje chegar na cidade de embarque ao menos um dia antes da data do cruzeiro. Assim você evita imprevistos, caso aconteça algum atraso no seu transporte até o porto.
Recado do Capitão! Todos os passageiros são obrigados a fazer um treinamento de segurança a bordo. Assim que embarcar, será convocado para participar desse procedimento.
5 – Como funcionam os restaurantes
As tarifas de cruzeiros incluem café da manhã, almoço e jantar. Isso é uma grande comodidade para quem está de férias a bordo de um cruzeiro. As refeições, em geral, são servidas nos restaurantes principais e nos buffets do navio. Também há uma grande oferta de restaurantes de especialidades, pubs e cafés, entretanto, os valores são cobradas à parte.
Nos restaurantes principais, os pedidos são à la carte, com grande variedade de cozinha internacional. Os ambientes são grandes, estilo banquete, e pode acontecer que você divida sua mesa com outros passageiros. Não é necessário reservar, mas a maioria das companhias pede que você indique qual faixa de horário pretende fazer sua refeição. Geralmente, o estilo de vestimenta é mais formal. Já os buffets, com variedade de comidas preparadas, são próximos às piscinas e têm um código de vestimenta mais informal. Em geral, ficam abertos durante o dia todo (alguns até 24h) e não necessitam de agendamento.
Fique atento sempre à sua reserva. Algumas categorias oferecem restaurantes ou benefícios exclusivos, como jantares especiais, degustação de bebidas ou eventos como pequenas recepções ao longo do cruzeiro. É possível, também, comprar pacotes específicos para os restaurantes de especialidades, converse com seu agente de viagem!
6 – O que tem para fazer em um navio?
Tudo que você quiser! A programação é muito variada e completa. Todos os dias, você terá informação sobre as atividades, os espetáculos da noite, jantares temáticos, aulas, excursões e tudo que acontece a bordo em um impresso entregue em sua cabine e durante o check-in.
As áreas de bem-estar do navio incluem spas, mediante reserva antecipada, aulas de yoga, treinamentos, aulas de dança, entre uma grande variedade de opções que cada companhia oferece para os seus hóspedes. As piscinas são um ponto central do navio, com bares temáticos e aulas na água. Animadores e professores proporcionam diversão e entretenimento o dia todo.
As áreas de entretenimento são originais e cada navio tem uma atração diferente. Incluem cassinos, área de jogos eletrônicos tipo arcade, simuladores de Fórmula-1 ou túnel de vento. Tobogãs que percorrem vários andares do navio, pista de kart, karaokê. E os espetáculos da noite, grandes produções com apresentações de música, dança e teatro, nos grandes teatros a bordo.
Dica: Antes de embarcar, veja quais atividades têm vagas limitadas e já faça a sua reserva.
7 – Como são as excursões em terra
Os itinerários dos cruzeiros incluem excursões em terra para visitar atrações locais, praias, cidades e vilas ao longo do percurso. Algumas companhias as incluem no preço do cruzeiro, mas outras devem ser pagas à parte.
Faz parte do cruzeiro a emoção de descer em um novo porto ou percorrer o mar em um barco menor para chegar até o píer, caso o local não permita que o navio atraque diretamente. É um momento para explorar os pontos de interesse, conhecer os moradores e atrações turísticas, acompanhado por guias.
Ao desembarcar por conta própria, as refeições podem ser feitas em terra, em restaurantes locais pagos à parte. Quando as companhias atracam em suas ilhas privativas, os restaurantes estão incluídos ou ainda, há companhias que organizam churrascos na praia, onde a refeição é preparada pela própria equipe do navio. Sempre que quiser voltar para o navio ou mesmo ficar a bordo, não se preocupe, não há nenhuma restrição.
Dica: Faça reserva das excursões com antecedência, as vagas em alguns passeios são limitadas.
8 – Custos extras
Espere pagar a mais por pacotes de bebidas, gorjetas, internet, excursões em terra, impostos e taxas portuárias. Algumas companhias cobram as taxas antecipadamente, junto com o pagamento do cruzeiro. Em outras, as taxas são adicionadas na sua conta final, a ser paga no check-out.
A maioria das linhas de cruzeiro cobram uma taxa de serviço para gratificação da equipe de limpeza e jantar, bem como para a equipe de apoio nos bastidores. Os membros da equipe do bar e do spa raramente compartilham as gratificações automáticas, então gorjetas entre 15% e 18% são adicionadas quando você é servido.
A maioria das linhas de cruzeiro não incluem bebidas nas tarifas do cruzeiro, apenas disponibilizam máquinas de água para os hóspedes. Então o consumo de refrigerantes, sucos, cerveja e vinho, entre outras bebidas, será cobrado à parte ou mediante a compra de pacotes de bebidas.
Dica: Se deseja consumir diariamente, considere comprar um pacote de bebidas, os valores são mais vantajosos que as compras individuais.
Boa viagem!
TEXTO: REPRODUÇÃO KROOZE